quinta-feira, 19 de agosto de 2010

INSS quer mutirão para reduzir espera por perícia

O INSS propôs a realização de um mutirão de consultas para diminuir o tempo de espera pelas perícias, colocando os exames em dia em até três meses. Segundo o órgão, por causa da greve dos peritos --iniciada no dia 22 de junho--, 400 mil consultas estão atrasadas.

Ontem, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, se reuniu com o presidente da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), Cid Carvalhaes, para negociar. Carvalhaes afirmou que a Fenam concorda com a possibilidade de uma força-tarefa, mas, nesse caso, diz que os peritos terão de ganhar horas extras. "A Fenam admite essa hipótese diante da necessidade pública, desde que sejam respeitadas as condições de trabalho do médico", afirmou Carvalhaes. Ontem, o governo e a Fenam concordaram quanto à realização de até 18 perícias diárias pelos médicos em um intervalo de seis horas, com outras duas horas de trabalho dedicadas a funções administrativas.

Para Carvalhaes, essa agenda não fere a autonomia do médico, evitando sobrecarga do perito. "Inicialmente, o INSS queria 32 perícias por dia, uma a cada 15 minutos", disse. Para avaliar a proposta, a Fenam convocará assembleias com os médicos na próxima semana. No entanto, a federação encontra resistência no reconhecimento de sua legitimidade para negociar com o governo.

Fonte Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário