quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aposentado por invalidez em 2005 tem revisão

Os aposentados por invalidez que tiveram o benefício concedido entre março e julho de 2005 podem conseguir uma revisão na Justiça. Quem começou a receber auxílio-doença no período também pode ser beneficiado. A decisão é do TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que atende os Estados do Sul.

Nesse período, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concedeu quase 90 mil benefícios por invalidez e 572 mil auxílios-doença.

O tribunal entendeu que quem foi prejudicado pela MP (medida provisória) 242, de 24 de março de 2005, deve ter correção --o índice varia de acordo com as contribuições do segurado.
A MP mudou a forma de calcular o valor desses benefícios por incapacidade. A regra anterior mandava o INSS apurar o salário de benefício pela média dos 80% maiores pagamentos de todo o período de contribuições do segurado.

FONTE JORNAL AGORA

4 comentários:

  1. sou aposentado por invalidez acho que fui prejudicado por esta medida prov 242 por que no calculo nao foram descartados os 20% dos menores salario tenho direito a revisao so que fui no posto e me informaram que nao tem nada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ENTRE NA JUSTIÇA FEDERAL DA SUA REGIÃO

    ResponderExcluir
  3. fui aposentada em 2005 por invalidez e sabendo-se que ja tinha afastamento por acidente de trabalho pois eu ja recebia um peculio por acidente alem do meu salario,gostaria de saber o que tenho que fazer....estou perdida sem noção do que fazer.obrigada

    ResponderExcluir
  4. Sou aposetado desde 2005 .so descobri que
    tenho dereito a revisao agora em março de 2011
    quando aposentei tinha 4 grupo de 12 contribuiçoes .recebe Auxilio-doença 3 anos
    em 2005 aposentei/ os calculos do inss foi pegar meu ultimo salario do Auxilio-doença acresentar mais 9% e pronto na epoca recebia 1.8 de salario / Hoje estou receendo 1.2 de salario. minhas cotribuiçoes todas eram acima de 2 salario/sofri um acidente em 22/06/1998
    sofri graves lesoes nas vertebras cervical
    tive que entrar na justiça para provar que estava invalido devido o acidente.fiquei de 1998 ate 2001 sem Auxilio-doença sem tratamentos 3 anos e 4 meses lutando para provar as sequelas do acidente para o inss
    so em 2001 consegue junto a justiça.A empresa mim abondonou fiquei sem salario ate para meus sustentos.mais a justiça brasileira funciona/ so em 2001 que fui reintegrado na empresa para conseguir meu beneficio.
    Hoje com 12 anos ainda luto pela minha saude
    pois estou com sequelas de fraturas preujudicanda minhas mandibulas e as maxilar
    e disturbio de ATM.MAIS UMA VEZ ESTOU NA JUSTIÇA para realisar meus tratamentos]

    ResponderExcluir